PERGUNTAS

FREQUENTES

Que tipo de bicicleta posso usar?

Qualquer uma, menos elétrica/com assistência.
Explicamos: salvo quando expressamente indicado, nossos percursos são todos em vias pavimentadas (e com mais de 90% de asfalto), sendo possível o uso de bicicletas de estrada (“speed”/road), gravel, MTB, híbridas, urbanas, dobráveis… 
Importante: é proibido o uso de bicicletas fixas sem freios e de guidão clip.
Se algum participante for identificado com qualquer tipo de assistência externa, será sumariamente desclassificado, podendo ser banido de qualquer organização randonnée no mundo.

Quais são os equipamentos obrigatórios?

Capacete, colete refletivo*, farol dianteiro (luz branca) e luz traseira (vermelha) afixados à bicicleta. A partir do brevet de 300km, também são obrigatórios: um farol dianteiro e uma luz traseira adicionais mais pilhas ou bateria reserva para os mesmo, além de manta térmica. As luzes e os farois devem, obrigatoriamente, estar instalados na bicicleta, e deverão permanecer ligados sempre que houver baixas condições de visibilidade. Sinalizadores não são aceitos como itens de iluminação.
*Nos Desafios e BRM 200km, também são aceitas as faixas refletivas.

O que é passaporte? É obrigatório carregá-lo durante o evento?

O passaporte é o documento pessoal do randonneur no brevet. É nele que devem ser registradas todas as passagens pelos postos de controle (PCs) e a chegada do evento. Os registros, seu porte e a boa conservação são de exclusiva responsabilidade do participante e fundamentais para a homologação de cada brevet. Lembre: a falta de um registro implica na desclassificação.

Posso retirar meu Kit no dia do evento?

A retirada de kit com o passaporte de porte obrigatório acontecerá exclusivamente na data e no horário divulgados pela organização. Não conseguimos entregar kits no dia do evento ou após o congresso para podermos manter a programação dentro do cronograma para todos.

Outra pessoa pode retirar meu kit?

Sim! Um terceiro poderá retirar o kit do participante – basta apresentar uma autorização escrita e assinada pelo mesmo. Fazer download do modelo de autorização.

Haverá sinalização do percurso?

Cada ciclista deve ser autossuficiente no que diz respeito a navegação, alimentação, hidratação e mecânica, podendo receber auxílio de qualquer participante do evento se necessário. Em alguns brevets de 200km a organização poderá realizar algumas marcações para auxiliar na navegação, contudo, conforme as regras da modalidade, é fundamental que cada randonneur conheça o percurso, sempre disponibilizado pela organização na página de cada evento desde a abertura das inscrições.

Haverá alimentação ou hidratação nos postos de controle?

Em alguns eventos, o Audax Floripa oferece alguns itens nos postos de controle para o abastecimento dos participantes, contudo, o regulamento estabelece que o participante deve ser autossuficiente. Considere que você pode precisar se alimentar e/ou hidratar entre os PCs e pode parar em qualquer ponto que julgue necessário ao longo do percurso, desde que respeitando a rota.

Sou obrigado a participar do congresso técnico?

Nós fazemos questão de realizar uma reunião técnica (ou briefing) antes de cada evento para esclarecer seu regulamento e andamento, bem como orientar quanto ao percurso e reforçar informações importantes de segurança e controles. Além disso, é uma grande oportunidade de troca de informações e experiências com outros randonneurs. A participação não é obrigatória, mas esperada e recomendada a todos, mesmo os ciclistas mais experientes. Preparamos tudo para oferecer a melhor experiência a vocês, de Randonneurs para Randonneurs!

 

O que é 'PC'? E 'CP'?

PC: Ponto de Controle – registros obrigatórios ao longo da rota. Requer uma comprovação conforme indicado (carimbo no passaporte, cupom fiscal, foto local…). Nestes pontos é permitido receber apoio externo.

CP: Controle de Passagem – registros obrigatórios de passagem por determinados pontos da rota, em geral mais dinâmicos e sem estrutura de apoio e/ou assistência externa (não permitida nos CPs).

Posso parar fora dos PCs?

Pode! Só não pode ter apoio externo fora dos PCs, mas você pode parar onde quiser ao longo do trajeto. Caso saia da rota (por exemplo, entrando em uma rua próxima), é só retornar ao ponto de onde saiu para continuar seu percurso. Vale parada para lanche, hidratação, banho de mar… 😉

 

Não poderei mais participar do evento, o que posso fazer?

Após a efetivação da inscrição, a organização do evento reembolsará 50% do valor pago na inscrição aos participantes que fizerem pedido oficial de desistência pelo e-mail contato@audaxfloripa.com.br até o prazo máximo de 15 (quinze) dias antes de cada brevet. Após este período, não haverá reembolso de nenhum valor, sob qualquer argumento médico ou pessoal, mas você pode retirar o seu kit de prova! Ele ficará à disposição por dois meses após a realização do evento.

É necessário apresentar atestado médico?

Não, a apresentação do atestado não é obrigatória, mas recomendamos a cada participante que passe por uma rigorosa avaliação médica antes de submeter-se aos desafios de longa distância. Cada participante assume estar em condições plenas de saúde ao se inscrever para participar dos eventos promovidos pelo Clube Audax Floripa. O participante que se inscreve atesta estar em condições físicas de fazê-los.

É necessário apresentar apólice de seguro?
O que é SUPER RANDONNEUR?

Super Randonneur é um título especial concedido a Randonneurs que completam com sucesso uma desafiadora Série de brevets (200, 300, 400 e 600km) dentro do período de um ano-calendário (01/novembro a 31/outubro do ano seguinte). Trata-se de uma honra obtida a grande custo e digna de ser o objetivo de um ano para qualquer randonneur, agraciada com uma medalha francesa especial enviada pelo Audax Club Parisien após pedido de homologação encaminhado pelo ciclista ao seu Clube. A obtenção da Série (mas não do título) é, por norma, requisito necessário para participar de eventos com 1000 ou 1200km, como o Paris-Brest-Paris (PBP). Veja mais no site do Randonneurs Brasil.

 

Menor de idade pode participar?

Sim, observando o regulamento: menores com idade entre 16 e 18 anos podem participar dos eventos com distância de até 200km, com acompanhamento de um maior responsável durante todo o trajeto e mediante entrega de uma autorização por escrito, registrada em cartório.