INFORMAÇÕES

Está chegando o evento mais divertido do calendário randonneur: Flèche Brasil Audax Floripa!

Mas você sabe o que é a Flèche? Como funciona? A Flèche é um passeio em equipe, com duração de 24 horas, usualmente realizada no fim de semana da Páscoa em todo o mundo. As equipes consistem de três a cinco ciclistas e todos devem andar juntos – um, obrigatoriamente, deve ser um Super Randonneur, que será o Capitão da Equipe. Cada equipe escolhe o seu próprio ponto de partida e sua própria rota, que deve ser enviada à organização para aprovação (enviar o link do percurso no formulário de inscrição). Também devem ser informados na rota todos os pontos de controle (PCs) em que a equipe vai parar (estas paradas não poderão exceder duas horas). Pelo menos 360 quilômetros devem ser cobertos em 24 horas, mas o objetivo é cobrir a maior distância possível. 

No Audax Floripa, todas as equipes largarão de seus pontos às 10:00 da Sexta-feira Santa (30/03), seguindo para a chegada em Florianópolis, onde estamos preparando uma grande festa para recebê-los e confraternizarmos a partir das 10:00 de sábado (31/03).

Veja o regulamento completo em http://www.randonneursbrasil.org/regulamento-fleches-brasil/, monte já a sua equipe e inscreva-se! Enquanto isso, o Audax Floripa está preparando uma chegada super especial para todas as equipes!


INSCRIÇÕES

As inscrições poderão ser realizadas aqui pelo site ou pessoalmente na Della Bikes entre 22/02 e 22/03.

Valor: R$ 85,00/pessoa – o que está incluído: inscrição no evento com seguro pessoal, homologação do Audax Club Parisien, certificado e medalha oferecidos pelo Clube Audax Floripa a todos os que completarem a prova, banheiros no local com chuveiros, churrasco (carne, linguiça, farofa, salada, pão, água à vontade, vale 2 cervejas/refrigerantes).

Acompanhantes são muito bem-vindos na festa de confraternização da chegada! O ingresso para o churrasco pode ser adquirido pelo e-mail contato@audaxfloripa.com.br (R$ 50,00/pessoa; crianças até 10 anos pagam 50%).


PONTO DE CHEGADA DA FLÈCHE BRASIL AUDAX FLORIPA

Todas as equipes serão recepcionadas pelo Audax Floripa no norte da ilha de Florianópolis, próximo ao mar, com um churrasco, massagem, amizade e muita confraternização! Amigos e familiares são bem-vindos!

Endereço da Della Bikes (deve constar da Carta de Rota):

Rua Juvêncio Costa, nº 269 - Trindade, Florianópolis – CEP: 88036-270


DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE A FLÈCHE:

- Quantos ciclistas deve haver na equipe?

As equipes devem ser compostas por três, quatro ou cinco ciclistas que devem andar juntos o tempo inteiro. Em caso de desistência(s), ao menos três devem terminar juntos para obterem homologação.

- É obrigatório haver um Super Randonneur?

Sim, ao menos um dos membros da equipe deve ser um Super Randonneur (ter completado a Série – brevets 200, 300, 400 e 600km na mesma temporada). Este será o Capitão da equipe, responsável pela inscrição, marcação dos PCs nos passaportes, controle dos horários e contato com a organização do evento.

- Como montar a rota da equipe?

Pedimos que utilizem apenas o site GPSies ou OpenRunner para apresentação da rota, cujo link deverá ser informado no ato da inscrição em campo específico para tal. Para efeitos de comprovação de passagem nos PCs de cada rota, a equipe deverá, obrigatoriamente, tirar foto (todos juntos) e, quando possível, obter um comprovante (cupom fiscal, recibo de cartão de crédito ou débito, recibo de estabelecimento comercial com horário, extrato bancário ou assinatura de autoridade policial).

- O que deve ser um PC?

Por PC (ponto de controle), entendam qualquer parada prevista na rota e/ou pontos extremos da sua rota e/ou pontos de mudança de direção (em que um corte de caminho seria possível, portanto, sendo necessário comprovar a passagem). O Capitão de Equipe deverá registrar nos espaços correspondentes do passaporte a passagem da equipe (local, horário, km).

- Quais são os equipamentos obrigatórios?

São equipamentos obrigatórios e individuais (durante toda a prova): capacete, cobertor térmico, farol dianteiro e luz traseira afixados à bicicleta e colete refletivo, além de baterias/pilhas extras para as luzes durante toda a noite.

- As equipes podem andar juntas?

Não, em hipótese alguma. Em caso de coincidência de rotas, as equipes deverão manter distância uma da outra que não caracterize andarem juntas. Se houver coincidência de pontos de partida, terá preferência a equipe que se inscrever primeiro. À outra equipe, será sugerida alteração do ponto de partida ou atraso de 1h na saída.

- É permitido receber apoio durante a Flèche?

Assim como nos brevets, na Flèche a equipe deve ser autossuficiente. O apoio somente é permitido nos PCs programados na rota. O carro de apoio deverá ser informado na inscrição (modelo, cor, placas, nome e telefone do motorista) e não poderá parar em pontos do percurso que não os PCs. O acompanhamento de veículos implicará em desclassificação imediata da equipe que o fizer.

- É necessário pedalar até as 10 horas da manhã de sábado?

Sim, a Flèche se caracteriza por ser uma prova com duração de 24 horas – a distância é que é variável, sendo 360km o mínimo a ser coberto. Entre a 22ª e a 24ª hora, a equipe deverá percorrer um mínimo de 25km sem efetuar paradas (nem para foto!). Na 22ª hora é necessário registrar a localização da equipe, assim como na 24ª hora (em caso de não ser a chegada por atraso ou adiantamento).

PROGRAMAÇÃO

LARGADAS:

às 10:00 da Sexta-feira Santa (30/03) para todas as equipes, cada qual de seu ponto de partida indicado

CHEGADA:

às 10:00 do Sábado (31/03) para todas as equipes, na Della Bikes (Rua Juvêncio Costa, nº 269 - Trindade, Florianópolis)


Itens Obrigatórios

- Capacete*;

- Colete refletivo*;

- Farol dianteiro** afixado à bicicleta;

- Luz traseira** vermelha afixada à bicicleta;
- Manta térmica***


Atenção:

*O uso do capacete e do colete é obrigatório durante toda a prova. Faixas refletivas são permitidas somente para Desafios e brevets 200km. A partir do 300km, é obrigatório vestir colete.

**Para os brevets 300, 400, 600 e 1000km e Flèche Brasil, é obrigatório portar dois farois dianteiros (luz branca) e duas luzes traseiras (luz vermelha) com pilhas/baterias suficientes para cada um. Recomendamos levar reserva também.

As luzes devem estar ligadas no modo contínuo em qualquer condição de baixa luminosidade (noite, neblina, chuva). A luz em modo pisca somente pode ser usada em caso de parada. Não são permitidos sinalizadores do tipo “sapinho” – cada randonneur deve portar farol e luz.

***Para os brevets 300, 400, 600 e 1000km, é obrigatório portar manta térmica.


Regulamento